Windows 10 instalação
03/08/2015
Visita Tecnica Suporte Informatica Domicilio em Curitiba
24/11/2015

COMPARAÇÃO REDE SEM FIO E CABEADA

wireless

Muitas pessoas estão tendo problemas com a rede sem fio (wireless) e não conseguem entender o porque , esse vídeo mostra de forma bem ilustrativa o que acontece quando mesmo com o intensidade de sinal alto do roteador wireless sua conexão fica com velocidade lenta. Na minha experiência e convívio com  esses problemas não existe muito a ser feito pois os aparelhos como celular , vídeo games e TVs vem com placa de redes wireless internas na maioria das vezes tem uma taxa de transferência muito baixa por exemplo : Um celular tem uma placa de rede sem fio de capacidade teórica de 54 Mbps ,  isso quer dizer que não vai trabalhar em um rede de padrão N que tem taxa de 65 à 600 Mbps.

 

 

 

Abaixo conhece os padrões de rede existente e os mais atuais e saiba um pouco mais sobre taxas das rede sem fio.

O padrão de rede Wi-Fi é divido em várias partes, conheça algumas delas:

IEEE 802.11a: Esse tipo de padrão é usado normalmente em empresas de grande tráfego de informações. A principal vantagem desse tipo de padrão é a alta velocidade, como também a ausência de interferências. Esse padrão Wi-Fi é para frequência 5 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps. O único problema encontrado nesse tipo de padrão é o seu alcance, que não costuma ser muito grande.

IEEE 802.11b: Esse padrão de rede é o mais usado no meio doméstico, isto é, em casas. Também é encontrado em pequenas empresas. A sua principal vantagem realmente é o seu alcance. Porém, como desvantagem, a sua velocidade, que costuma ser inferior se comparada às outras. O padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 11 Mbps.

IEEE 802.11g: Esse padrão poder ser comparado ao (b), porém, se comparado a velocidade, esse padrão costuma responder melhor. Igualmente ao padrão (b), é amplamente usado em residência e empresas de porte pequeno. Para tanto, como desvantagem, o alcance costuma ser menor ao padrão (b).  O padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz com capacidade teórica de 54 Mbps.

IEEE 802.11n: Este é o mais recente padrão, poucos equipamentos fazem uso dessa tecnologia, porém, com o decorrer do tempo, a tendência é aumentar. A Apple, famosa pela qualidade de seus produtos, já possui alguns aparelhos com essa tecnologia, como por exemplo, o iPhone de quarta geração e alguns modelos de MacBooks. O padrão Wi-Fi para frequência 2,4 GHz e/ou 5 GHz com capacidade teórica de 65 à 600 Mbps.

Novo padrão

A tecnologia Wi-Fi vem sofrendo várias adaptações ao longo do tempo para se adequar a necessidade de consumo dos usuários de internet. Assim, para acompanhar as ofertas de ultra-velocidade das operadoras de internet, a indústria de roteadores sem fio desenvolveu um novo padrão chamado de 802.11ac.

A velocidade de transmissão de dados do padrão 802.11ac é de 6.922 Gbps e a possibilidade de transmitir em 5 GHz. Em um ambiente limpo, 2.4 GHz normalmente oferece um alcance mais útil do que a faixa de 5GHz, em especial para aplicativos com baixa taxa de bits. Porém, vale notar que para obter a novidade é preciso roteadores e equipamentos compatíveis. O padrão 802.11ac opera somente nas faixas de 5 GHz.

O 802.11ac, definido pelo IEEE (Instituto de Engenharia Elétrica e Eletrônica) utiliza múltiplas conexões de alta velocidade para transferir conteúdo em vez de propagar as ondas de modo uniforme para todas as direções.

Vantagens

O novo padrão possui várias vantagens, a principal delas é o aumento da velocidade de conexão. O novo padrão trará maior velocidade e assim, mais usuários na mesma área de cobertura,  e consequentemente “melhorando a experiência do usuário quando navegar”, explica o especialista de produtos wireless da Cisco, Malko Saez. Outro grande destaque da tecnologia é a melhora do sinal.

O padrão 802.11ac usa a tecnologia chamada de “Beam Forming” na transmissão e recepção de dados. Através dela o roteador e os usuários identificam qual a posição relativa entre um e outro e assim é possível focar o sinal na direção correta.

 

FONTEhttp://www.oficinadanet.com.br/post/8619-qual-a-diferenca-entre-redes-wifi-a-b-g-n